quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sobre a gratidão

Recebi esta semana um mail de uma colega da faculdade. Nunca foi uma pessoa muito chegada, mas sei agora que sempre nutrimos um enorme respeito uma pela outra. Admiração até. Cada uma pelas suas razões.
Ora essa colega escrevia para me contar a boa notícia da defesa da tese e da conclusão do curso e para me dizer que em breve regressará à sua terra natal. Escrevia para se despedir e agradecer-me todo o apoio que lhe dei. Gostei da atenção, do cuidado. Gostei mesmo muito.
E fiquei a pensar nela. Em como concluímos o curso mais ou menos ao mesmo tempo, com a enorme diferença de ela ter perdido um filho entretanto, muito recentemente. Em como a minha admiração por ela, não a conhecendo bem, se firmou ainda mais. Em como as boas pessoas e as boas atitudes são contagiantes. Em como há pessoas que cruzam o nosso caminho, seja por uma hora, por um dia, por uma temporada ou para a vida inteira, e deixam marcas, se deixarmos.
Nunca sabemos exactamente que impacto têm as nossas atitudes nas outras pessoas. Gosto de pensar que o bem que procuro fazer se multiplica, mesmo sem eu saber. E de vez em quando, quando alguém agradece, de forma simples e genuína, tenho a certeza que sim, que se espalha como um vírus e me contagia de volta. E sinto-me grata.

Sem comentários:

Enviar um comentário